Novas tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário
Muitas empresas de diversos setores investem na tecnologia para melhorar seus negócios, e o mercado imobiliário é um deles, que precisa se adaptar às novas demandas de seus clientes. Quer entender quais são essas inovações e como elas podem ser utilizadas? Então confira as novas tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário!
Atendimento virtual
O bom e rápido atendimento ao cliente é imprescindível no mercado imobiliário. Com isso, é essencial garantir meios que permitam maior agilidade ao atender o cliente, facilitando ainda o prosseguimento da negociação.
Nesse caso, o corretor pode atender os clientes de forma rápida e online, agilizando processos e tirando dúvidas dos clientes, mesmo à distância. Uma das tecnologias utilizadas para atendimento virtual é o chatbot, que é uma inteligência artificial, que permite responder dúvidas básicas dos clientes de forma automatizada, aumentando o interesse do cliente e permitindo que o corretor prossiga com a negociação somente se a pessoa estiver de fato interessada.
Visitas virtuais
A rotina atual pede dinamismo, tanto para o mercado imobiliário, quanto para os clientes. As visitas aos imóveis para venda ou locação podem ser facilitadas, com o uso da tecnologia de visitas virtuais, que oferece mais comodidade aos clientes e corretores.
O tour virtual pelo imóvel facilita um processo necessário para fechar uma venda ou locação, garante economia de tempo e dinheiro, já que nem o cliente ou corretor precisam estar presencialmente no imóvel. Além de permitir um alcance maior de clientes, que podem fazer as visitas virtuais onde quer que eles estejam.
Impressão 3D
Utilizada em outros setores, a impressão 3D também é uma das tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário. Com empresas inovadoras que já utilizam essa tecnologia para construção de imóveis, as empresas do setor precisam se adaptar a essa realidade que será utilizada.
Tanto o setor da construção civil quanto das imobiliárias precisam se adequar à nova realidade oferecida por essa tecnologia que permite construções mais rápidas e em materiais mais duradouros e ecológicos.
Plataformas responsivas
Garantir que seu cliente tenha uma boa experiência no site é possível através de plataformas responsivas. Com o uso dessa tecnologia, o cliente consegue acessar com qualidade o site da imobiliária, por exemplo, através de um computador, laptop, tablet, smartphone, e a plataforma, por ser responsiva, se adapta a cada uma dessas telas, sem perder a qualidade.
Novas tecnologias: realidade virtual
A realidade virtual é uma das tecnologias que são aplicadas ao mercado imobiliária, sendo uma inovação para locar e vender imóveis, pois com o uso dela é possível com sistema específico, óculos de realidade virtual, que simula um tour presencial na propriedade, porém é feito de forma virtual.
A grande vantagem do uso dessa tecnologia é permitir que o cliente visite vários imóveis no mesmo dia, por exemplo, evitando perder tempo no trânsito ou se deslocando para regiões distantes e visitas a imóveis que não o agradem.
A realidade virtual será cada vez mais utilizada, assim, cabe às empresas do mercado imobiliário investir nessa inovação para se destacar e facilitar processos e, consequentemente, mais negócios fechados.
O uso da realidade virtual no mercado imobiliário não permite apenas o tour pelos imóveis prontos, sendo possível utilizá-la até em propriedades que ainda estão em construção, melhorando a perspectiva do cliente antes mesmo da conclusão da obra. Dessa forma, aumentam as chances do cliente se interessar pelo imóvel e fechar o negócio.
Código QR
O uso do smartphone já é uma realidade, assim, esqueça aquelas placas de venda ou aluga-se com contato do corretor ou imobiliário. Agora esses dados podem ser acessados por meio da tecnologia do Código QR.
Fazer um anúncio com uso do QR Code pode tornar o imóvel muito mais atrativo para os interessados, já que podem ter acesso a diversas informações da propriedade, que antes dessa tecnologia não era possível ter.
Redes sociais
O uso das redes sociais é uma ótima forma de divulgar imóveis, assim as redes como Instagram, Facebook, entre outras são muito mais efetivas para atingir o público-alvo e criar interesse, diferentemente das mídias impressas, que possuem um alcance muito mais limitado, além de possuir custos mais altos, geralmente.
Imobiliárias que querem ser destaque no mercado onde atuam precisam utilizar as redes sociais para influenciar e propagar seus imóveis através delas.
Geolocalização
A tecnologia de geolocalização já é utilizada há algum tempo, porém, com novas funcionalidades, é possível ter acesso a diversas informações dos interessados no imóvel, esses dados são coletados através do IP dos computadores e o GPS dos smartphones.
Com a coleta de informações, como estrutura familiar, hábitos de consumo, atividades e tempo de trabalho e lazer, entre outras, é muito mais fácil traçar estratégias e produtos para atender as demandas desse público.
Apps de produtividade
O mercado imobiliário é muito dinâmico, e o corretor de imóveis precisa de tecnologias que facilitem e aprimorem as suas atividades profissionais. Os apps de produtividade é uma das inovações aplicadas ao mercado imobiliário.
Os clientes querem ser atendidos e ter suas demandas realizadas com rapidez. Assim, os apps de produtividade ajudam a equipe a organizar as entradas e saídas do imóvel, criar perfil para cada cliente, área para verificar danos ao imóvel, gestão da carteira de clientes, entre outras funções.
Fonte: IBRESP